Sintomas mais comuns
Os sintomas são muitos e bastante variáveis, principalmente de acordo com o tipo de arritmia e as características individuais de cada pessoa.
Alguns dos sintomas mais característicos são:
Palpitações
(sensação de batimentos cardíacos alterados)
Mal-estar
Escurecimento
da visão
Coração
acelerado
Tonturas e
Desmaios
cansaço ou
falta de ar aos
esforços
Dores no peito
Entre outros
Em algumas arritmias a primeira manifestação já pode ser um evento grave como o AVC (acidente vascular cerebral), ou até de morte súbita cardíaca (uma morte inesperada que ocorre na primeira hora do início dos sintomas). Aliás, este é um problema que afeta todas as idades e é de extrema importância. Estima-se que mais de 300 mil pessoas por ano são acometidas de morte súbita devido às arritmias cardíacas.

Existem também arritmias silenciosas, que não provocam nenhum sintoma, o que pode ser bastante perigoso. Por isso, a avaliação do Eletrofisiologista, o especialista em arritmias cardíacas, é tão importante na investigação e no tratamento das arritmias, sejam elas mais leves (benignas) ou mais graves (malignas).  Pacientes jovens podem ter arritmias malignas, assim como pacientes idosos com problemas cardíacos podem ter arritmias benignas. Por isso a necessidade de uma investigação médica especializada e adequada.