Cardioversão Elétrica agendada (eletiva):
Procedimento que deve ser realizado em ambiente hospitalar e através de agendamento, para que um médico com mais de 10 anos de experiência na realização deste procedimento, possa realizar esta intervenção que visa utilizar uma descarga elétrica para dar um “reset”, reverter temporariamente a arritmia, e reestabelecer o ritmo normal do coração, de forma segura.
Basicamente o procedimento consiste na realização de uma sedação venosa de poucos minutos, realização de uma descarga elétrica sincronizada e adequada para cada tipo de arritmia, feita sobre o tórax do paciente. Após a reversão da arritmia, o paciente recobre sua consciência em poucos minutos e recebe alta hospitalar cerca de 30-60 minutos após a reversão.
A cardioversão elétrica é um procedimento seguro quando realizado pelo Eletrofisiologista ou por um Cardiologista com bastante experiência na realização do mesmo, e tem indicações específicas em alguns tipos de arritmia. O especialista em arritmias cardíacas saberá avaliar se o seu caso pode se beneficiar deste procedimento e sanar todas as dúvidas.