A nossa rede elétrica pode apresentar danos, deixando o coração lento (bradicardia), que podem ser resultado do envelhecimento, ou causados por doenças cardíacas como a hipertensão arterial, o infarto cardíaco, miocardites, doenças cardíacas genéticas, entre outros agressores.
Dependendo do grau de acometimento e da localização, vamos precisar reparar isso. Os marca-passos são ferramentas importantes, mas não únicas, para a maioria destes casos.
Quando o problema principal recair no nosso “comando cardíaco/marca-passo natural” (Nó Sinusal), teremos a Doença do Nó Sinusal.Quando o problema principal recai na passagem de corrente elétrica pela nossa “caixa de distribuição de energia” (Nó Atrioventricular) ou diretamente nos “fios elétricos” (Ramos e fibras de purkinje), teremos as Doenças ou Bloqueios Atrioventriculares em suas diferentes classificações de gravidade, e os bloqueios de ramo e fasciculares.
Os principais sinais são identificados ao exame de Eletrocardiograma ou durante registros de aparelhos digitais identificando batimentos cardíacos lentos.
Os principais sintomas dos bloqueios mais graves são desmaios, tonturas, cansaço e indisposição, chegando a episódios de parada cardíaca.