Investigação
das Arritmias
Alguns dos exames que podem ser solicitados:
Estudo Eletrofisiológico
Este é o chamado “padrão-ouro”, o melhor exame existente para investigação de arritmias e avaliação do funcionamento do sistema elétrico do coração.

Este procedimento minimamente invasivo só pode realizado pelo médico eletrofisiologista (“arritmologista”) e em ambiente hospitalar. É considerado um procedimento muito seguro e de muito baixo risco.

Aqui realizamos todo o estudo da rede elétrica do coração. Checamos tudo, nosso comando/gerador elétrico (nó sinusal), nossa “caixa de distribuição elétrica” (nó atrioventricular), presença de fios elétricos a mais ou a menos, de curtos-circuitos, desgastes dos fios elétricos, entre outros. Aqui também conseguimos realizar protocolos para induzir as arritmias cardíacas que estão afetando a pessoa.

Neste procedimento/exame, realizamos duas pequenas punções de 2 a 3 milímetros na região da virilha do paciente, e através das veias (“caminho natural de retorno da circulação ao coração”) que passam nesta região, colocamos dois cateteres que vão chegar até o coração de forma minimamente invasiva, onde conseguimos fazer um estudo detalhado de toda a rede elétrica do coração. É um exame rápido (< 1 hora), sem cortes, indolor, e de risco quase nulo.

Este exame também é feito em praticamente todos os casos de Ablação e tem diversas finalidades como desvendar arritmias, investigar episódios de desmaio e avaliar o risco de morte súbita/parada cardíaca causada por uma arritmia. O paciente tem alta no mesmo dia após um período curto de repouso no quarto.
Looper implantável (implante de monitor de eventos)
Implante cirúrgico, pouco invasivo, de um pequenino dispositivo do tamanho de um pen drive, feito abaixo da pele do paciente e na região do peitoral do paciente (próximo ao coração).

Este aparelho vai ficar fazendo o registro deste paciente, como se fosse uma espécie de exame de Holter contínuo por até 05 anos, detectando assim arritmias e causas de desmaios e outros problemas cardíacos. Está indicado em casos de desmaios (síncopes) sem causa esclarecida e em casos de AVC onde existe a suspeita de arritmia como causa do ocorrido.
Tilt-Test
É outro exame que deve ser realizado apenas por Cardiologistas com treinamento e experiência na realização e interpretação deste exame.

O Tilt test é um exame realizado principalmente com o objetivo de investigar desmaios (síncopes) e pré-desmaios (lipotimia), principalmente quando há suspeita ou dúvidas se os desmaios são causados por variação na pressão arterial ou dos batimentos cardíacos, como na Síncope do tipo Vasovagal (neuromediada).

É um exame não invasivo, com duração de aproximadamente 1 hora, seguro e normalmente bem tolerado pelos pacientes.

Muitas vezes, conseguimos reproduzir os desmaios do paciente durante o exame, buscando ter o esclarecimento total do ocorrido, afastar causas mais graves de risco de vida, e fornecer informações que resultem em medidas para evitar novos episódios.
Eletrocardiograma de 12 derivações
Exame fundamental e realizado rotineiramente em todas as consultas médicas (“É a foto daquele momento da consulta”). Quando avaliado pelo especialista, fornece muitas informações importantes na avaliação de arritmias e demais problemas cardíacos.

Exame não invasivo que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos colocados sobre a pele. Através desse exame, é possível avaliar o ritmo cardíaco e identificar diversas alterações do coração, como arritmias, aumento de câmaras cardíacos, problemas nas artérias que irrigam o coração, cicatrizes e alterações genéticas e musculares do coração.
HOLTER de 24h e de até 7 dias
O exame de Holter consiste em obter um registro eletrocardiográfico do paciente mais prolongado e de forma contínua, capaz de auxiliar na investigação e avaliação de muitos tipos de arritmias cardíacas, sejam elas causadoras de sintomas ou silenciosas.

É extremamente indicado que o exame seja avaliado e laudado por um especialista na área de arritmias cardíacas ou por um cardiologista com bastante experiência e treinamento na avaliação correta destes exames.

A duração usual do exame é de 24h, porém o exame pode ser prolongado em até 7 dias, a depender da necessidade de investigação (“É um filme daquele período”).
Looper externo ou monitor de eventos (Até 14 dias)
Exame parecido com o Holter, utilizado em alguns casos mais específicos de arritmias com sintomas bem marcantes. Ele pode ficar mais tempo monitorando eletrocardiograficamente o paciente, mas exige que o paciente consiga apertar um botão no momento que os sintomas ocorrem.

Teste Ergométrico

Protocolo de esforço padronizado realizado em uma esteira elétrica e com a supervisão de um cardiologista clínico para avaliação de arritmias que surgem ou pioram com o esforço físico ou para avaliar o comportamento da frequência cardíaca durante um esforço.
Voltar