Exame para investigação e avaliação de arritmias cardíacas, que só pode ser realizado pelo médico eletrofisiologista.
Estudo Eletrofisiológico:
Este é o chamado “padrão-ouro”, o melhor exame existente para investigação de arritmias e avaliação do funcionamento do sistema elétrico do coração.
Este procedimento minimamente invasivo que é e realizado pelo médico eletrofisiologista (“arritmologista”) e em ambiente hospitalar. É considerado um procedimento muito seguro e de muito baixo risco.
Aqui realizamos todo o estudo da rede elétrica do coração. Checamos tudo, nosso comando/gerador elétrico (nó sinusal), nossa “caixa de distribuição elétrica” (nó atrioventricular), presença de fios elétricos a mais ou a menos, de curtos-circuitos, desgastes dos fios elétricos, entre outros. Aqui também conseguimos realizar protocolos para induzir as arritmias cardíacas que estão afetando a pessoa.
É um procedimento que envolve alta tecnologia, em que não realizamos cortes
Realizamos dois pequenos furos de 2-3 milímetros na região da virilha do paciente
Para isso, usamos pequenos introdutores e cateteres (“espécies de cabos finos e longos” de 2-3 milímetros)

Conseguimos acessar o coração através das próprias veias do corpo (“passagem natural”).
Para identificar as áreas de alteração elétrica e realizar um tratamento local com uma pequena cauterização focal ou até com o congelamento do local, em alguns casos.
A alta médica costuma ser em 24 horas e o pós-operatório muito tranquilo.
Estes procedimentos já são realizados no país há algumas décadas nos principais centros médicos do país, e com o avanço da tecnologia, atingimos níveis excelentes de segurança e de sucesso na eliminação da arritmia.