Marca-Passos e outros dispositivos cardíacos
Saiba mais sobre estas cirurgias que devem ser realizadas por médicos especialistas nas áreas da Estimulação Cardíaca Implantável ou/e da Eletrofisiologia Cardíaca. Estes são os médicos mais capacitados para indicar e realizar a cirurgia e o tratamento mais adequado para o seu caso.
Implante de Marca-Passo convencional
O Marcapasso é um pequeno dispositivo implantável, utilizado no tratamento do coração lento, devagar, causado por algum dano ou disfunção da nossa rede elétrica cardíaca. Ele visa corrigir este problema e garantir uma frequência mínima das batidas do coração adequada. A cirurgia para implante é uma cirurgia considerada bastante segura quando realizada por médico especializado na área da Estimulação Cardíaca implantável ou da Eletrofisiologia. O aparelho na maioria das vezes fica abaixo da pele, em cima do músculo do peito, e se conecta ao coração através de pequenos eletrodos que percorrem o caminho das veias até o coração.
Implante de novos Marca-Passos “Fisiológicos”
Esta é uma técnica inovadora e fascinante de implementar marca-passos, também conhecida como Estimulação direta do Sistema de condução. Esta é uma técnica inovadora e fascinante de implantar marca-passos. Técnica trazida para o interior do Ceará pelo Centro de Arritmias Cardíacas do Cariri, e que visa capturar diretamente a nossa fiação elétrica natural. Conseguimos conectar um eletrodo cardíaco no próprio sistema elétrico, estabelecer uma “ponte” sobre regiões de bloqueios, e fazer com que a estimulação do coração volte a acontecer naturalmente.
Essa técnica tem demonstrado muitos benefícios e evita malefícios que podem ser causados pelos marca-passos convencionais, principalmente quando não há o cuidado ideal na localização do implante dos eletrodos que ficarão no coração.
Trabalhos científicos vêm provando ano após ano, superioridade da técnica de implante fisiológico frente às outras técnicas cirúrgicas de implantes convencionais de marca-passo, com resultados expressivos em melhora de qualidade e de sobrevida.
Procure sempre a opinião de um especialista em arritmias cardíacas se o seu problema pode se beneficiar desta nova forma muito mais moderna de implantar marca-passos.
Implante de Cardiodesfibrilador Implantável (CDI)
O CDI é um marcapasso especial, onde além de todas as funções de um marcapasso normal, ele também pode realizar tratamentos nos casos de arritmias rápidas (taquiarritmias) e que possam colocar a vida do paciente em risco. O CDI quando bem indicado, salva vidas! Também dispomos de uma modalidade diferente chamada de CDI subcutâneo onde não colocamos nenhum eletrodo dentro do coração. Este tipo de CDI pode ser indicado em casos específicos.
Implante de Ressincronizador Cardíaco
Este também é um marcapasso especial indicado para pacientes com coração fraco (insuficiência cardíaca). Além das funções básicas de um marcapasso, ele consegue melhorar a contração cardíaca, corrigindo o sincronismo da batida do coração. Também, quando bem indicado, pode melhorar muito a qualidade de vida dos doentes, além de salvar vidas!
Looper implantável (implante de monitor de eventos)
Implante cirúrgico, pouco invasivo, de um pequenino dispositivo do tamanho de um pen drive, feito abaixo da pele do paciente e na região do peitoral do paciente (próximo ao coração). Este aparelho vai ficar fazendo o registro deste paciente, como se fosse uma espécie de exame de Holter contínuo por até 05 anos, detectando assim arritmias e causas de desmaios e outros problemas cardíacos. Está indicado em casos de desmaios (síncopes) sem causa esclarecida e em casos de AVC onde existe a suspeita de arritmia como causa do ocorrido.